18.3.14

Carioca Gypsetter


Into The Mountains LookBook s/s 14 via Osklen

Into The Mountains LookBook s/s 14 via Osklen
 
Into The Mountains LookBook s/s 14 via Osklen

Into The Mountains LookBook s/s 14 via Osklen
 
5521 Rio LookBook s/s 14 via Osklen

5521 Rio LookBook s/s 14 via Osklen
5521 Rio LookBook s/s 14 via Osklen
5521 Rio LookBook s/s 14 via Osklen
Today I'm sharing with you an essay I had to write for uni about a luxury Brazilian brand. However, it is written in portuguese so if you wanna read it you might have to use a translator... Sorry about that.
But Osklen (the brand) has a very interesting story and identity so if you have any interest about Brazilian brands you should definitely read this. Oh and just so you understand why they have two different lookbooks for the same season, it's because Oskar keeps a collection fit for Brazilian weather and the other one is meant for colder places.


A Osklen é uma marca que representa o lifestyle aonde convivem a natureza e o urbano, o orgânico e o tecnológico, o local e o global. É uma marca que se encaixa nas categorias de ecobrand, spotswear e premium. Foi criada em 1989 por Oskar Metsavaht e Milene Zigoni após Oskar (que começou como médico) criar casacos inovadores de neve, com os contatos de Milene eles fabricaram algumas peças e acabaram abrindo uma loja em Búzios. O estilo da marca e sua sofisticação são uma combinação das expedições apoiadas pela mesma, a visão ecofriendly de seu criador e é claro seu lifestyle.



A marca começou a ser reconhecida nos anos 90 por seu estilo inovador, qualidade de produtos de exportação e pelos novos conceitos de esportes. Oskar trouxe para o Brasil a vanguarda do estilo do snowboard e desenvolveu uma nova linha de casacos, que utilizavam tecidos de alta tecnologia. No ano seguinte, a marca realizou uma ação de marketing bastante ousada: o primeiro desfile da marca, no Golden Room do hotel Copacabana Palace, que reuniu embaixatrizes, surfistas, socialites e artistas. Em 1999 é lançada a coleção feminina e em 2003 passa a desfilar na São Paulo Fashion Week. Hoje, tem lojas espalhadas por todo o mundo.



Além do snowboard, a marca ampliou as coleções com produtos para surfe, trekking, skate, entre outros esportes de aventura, além da linha fashion - tudo sempre amparado por muita pesquisa em design e tecnologia têxtil.



Dentre as várias colaborações feitas pela marca algumas interessantes de se listas são: Oskar foi convidado pela Chrysler para estilizar o Jeep Cherokee em uma série limitada Osklen; A Andy Warhol Foundation e a Coca-Cola Company também convidam Oskar para reinterpretar desenhos do mestre da Pop Art dentro do conceito Brazilian Soul da Osklen, a coleção limitada foi um sucesso internacional e hoje as peças fazem parte do acervo da Andy Warhol Foundation, em Nova Iorque; em parceria com a marca H. Stern foi criada uma serie de relógio chamada Arpoador; com a Absolut Oskar criou um design inspirado no Rio de Janeiro para as garrafas da marca de vodka.



              Em 2002 em conjunto com biólogos e ambientalistas Metsavaht lança o movimento e-brigade, que através de um projeto de educação e comunicação multimídia busca a conscientização ambiental. Na Osklen, ele desenvolve a coleçãoo e-brigade cujas peças são confeccionadas em tecidos reciclados, trazem estampas que difundem pontos importantes da luta mundial pela defesa do meio ambiente, como a Carta da Terra, a Agenda 21 e o Protocolo de Kioto.



              Por tudo isso, a OSKLEN é apontada nos dias de hoje como a primeira marca brasileira de luxo global.

Love, 
Hanna

No comments:

Post a Comment